Dr. Márcio Ribeiro do Valle
Dr Márcio Ribeiro do Valle
Dr. Márcio Ribeiro do Valle, nasceu em Guaranésia, Minas Gerais, em 16 de maio de 1942. Filho de Gecy e Eugênio Ribeiro do Valle, teve dois irmãos: José Eugênio e Maria Alice.
Estudou no Colégio Maristas, de Poços de Caldas, depois no Colégio Culto a Ciências, em Campinas e fez o CPOR, em Belo Horizonte. Formou-se em Medicina na destacada Faculdade Federal do Rio de Janeiro e fez cursos de pós-graduação em Pediatria (Martagão Gesteira, UFRJ), Neurologia (PUC Rio) e Paralisia Cerebral (Pinto Duarte, Petrópolis). Foi Oficial Médico da Marinha, que deixou para mudar-se para Poços de Caldas.
A cidade comemorava 100 anos, em 6 de dezembro de 1972, quando ele se mudou. Poços de Caldas contava com dois hospitais e Dr. Márcio associou-se ao Hospital Pedro Sanches, unindo-se às duas famílias que criaram o serviço: os irmãos Zinconi e Megale. Nesse hospital, em que ele criou ala de pediatria, nasceram seus dois primeiros filhos, Marcelo e Alexandre, recebidos com muitas visitas e carinhos. O terceiro filho, Eduardo, nasceu na Santa Casa, onde Dr. Márcio tornou-se diretor da Pediatria.
Atuou como superintendente regional do INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social) até a criação do SUS (Sistema Único de Saúde). Foi vereador em Poços de Caldas em duas legislaturas 1989 a 1992 e 1993 a 1996. Na carreira política foi secretário municipal de Saúde em duas gestões a convite do Prefeito Dr. Sebastião Navarro Vieira.
Na área clínica atuou como pediatra e neuropediatra na Interclínica Ribeiro do Valle, sociedade que formou com a esposa e os filhos. Especializou-se em exames de Eletroencefalografia, Mapeamento Cerebral e Polissonografia. Prestou colaboração às APAEs de Poços de Caldas e Guaxupé.
Dr. Márcio foi homenageado pela Associação de Medicina em Minas Gerais. Dedicou-se com competência e carinho ao trabalho. Buscava constante atualização científica e, além de participar de eventos com frequência, ele foi parceiro para realizar Congressos Interdisciplinares em Poços de Caldas, estimulando os estudos em Saúde, Educação e Trabalho, contribuindo para a realização de livros e criando serviços como o Cemada (Centro Municipal de Atendimento a Dificuldades de Aprendizagem), uma iniciativa inovadora que colocou a Educação na pasta da Saúde, numa época em que esses serviços não eram compartilhados.
Dr. Márcio faleceu aos 76 anos vividos com a Graça de Deus. Foi homenageado com decreto de luto oficial de três dias em Poços de Caldas e com uma imensa rede de carinho que ele construiu com o humanismo, amor sincero e trabalho.
Homenagem
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE VILAS UNIDAS RECEBE O NOME DE DR. MÁRCIO RIBEIRO DO VALLE